Cleverson Penna é destaque no universo da confeitaria

Professor de artes e confeiteiro, ele participou da Batalha dos Confeiteiros, um reality show da TV Record

Não dá para imaginar a vida sem doces, não é mesmo? Especialmente para Cleverson Penna, que fez da paixão por doces uma fonte de renda e mais: um instrumento de batalha, literalmente. De Junqueirópolis para a telinha da TV Record, o interior da Alta Paulista não poderia ficar de fora. O representante de peso da confeitaria de Junqueirópolis fez uma belíssima participação no programa Batalha dos Confeiteiros e contou como foi a experiência que mudou o roteiro de sua carreira e vida.

A Batalha dos Confeiteiros é um dos reality shows de culinária da TV, também conhecido como o reality show do Cake Boss, da Rede Record. Muitos outros vão ao ar nas emissoras de TV, já que a gastronomia anda mais na moda do que nunca. Com a grande repercussão dos reality shows de culinária, a especialidade se torna cada vez mais popular.

 

“A confeitaria hoje vem crescendo incrivelmente, muitos profissionais se destacam nesta área e o sonho ou plano maior de um confeiteiro é ter o seu espaço, um ateliê ou uma confeitaria de destaque, e este é exatamente o meu plano para o futuro.”

O termo confeitaria já é de dar água na boca, afinal, é utilizado para descrever o tipo de gastronomia baseado no preparo e decoração de diversos pratos doces, como tortas, bolos, pudins e outros mais (hmmm!). Além disso, a confeitaria chama atenção pelas cores, texturas e formas. Há quem acredite ser essa a área gastronômica visualmente mais interessante. Sinceramente, a confeitaria é uma arte!

O junqueiropolense Cleverson Penna, apaixonado por essa arte com os doces, marcou presença na Batalha dos Confeiteiros e resumiu como foi sua passagem pela TV e a oportunidade de mostrar para milhares de pessoas sua habilidade. “Ser selecionado para participar do programa foi uma experiência única, foram muitas etapas de seleção”, lembra.

foto ZERO | produção ANNY OLLYVER e VIVI LIMA

Mesmo sem ter recebido o prêmio final da segunda temporada do programa, que foi ao ar de abril a julho deste ano, o confeiteiro demonstrou já ser um campeão na batalha da vida. Hoje, ele dedica seus dias às profissões que tanto ama. Além da paixão pelos doces, Cleverson é também professor de artes e pós-graduado em artes visuais, títulos dos quais também se orgulha. Já a confeitaria, é uma recente paixão, apesar de ser uma atividade gastronômica existente entre os homens há um bom tempo. “Sempre gostei de confeitaria, fazia bolos simples em casa, mas foi há quatro anos que me apaixonei, através de um programa da TV paga, o Cake Boss”, conta.

Foi aí que surgiu a ideia de ir mais longe. O confeiteiro de 36 anos idealizou participar do programa de Buddy Valastro, o Cake Boss, um ícone da confeitaria mundial e, segundo Cleverson, sua maior inspiração. “Após o término da primeira edição da Batalha dos Confeiteiros resolvi me inscrever. Ficava imaginando como poderia resolver os problemas que surgiam nos episódios e as situações inusitadas que o programa colocava os participantes”.

 

“Participei de uma competição incrível com os 16 melhores confeiteiros do Brasil, sou grato simplesmente pelo fato de mostrar meu talento e, o mais importante, colocar em destaque a região de onde venho”.

A primeira temporada da Batalha dos Confeiteiros, transmitida em 2015, foi, de fato, a grande inspiração para Cleverson tentar seguir a vida na confeitaria e ao mesmo tempo conciliar com a profissão de professor. O junqueiropolense fez sua inscrição pela internet em 2016 e, felizmente, pouco depois, foi selecionado.

Ele não chegou a fazer cursos na área, gostava mesmo é de assistir o programa Cake Boss e, então, passou a se interessar pela confeitaria. Cleverson percebeu que poderia ter uma relação mais profunda com os bolos aprendendo com o reality e decidiu colocar a mão na massa, literalmente. Assim, ele se tornou, utilizando-se de muita prática, confeiteiro de bolo, sua especialidade atualmente.

DIAS MAIS DOCES
Cleverson revelou ainda que busca por um futuro doce como confeiteiro. “A confeitaria hoje cresce incrivelmente, muitos profissionais se destacam nesta área e o sonho ou plano maior de um confeiteiro é ter o seu espaço, um ateliê ou uma confeitaria de destaque. Este é exatamente o meu plano para o futuro”.

A especialidade do junqueiropolense na confeitaria é a modelagem com pasta americana. Mas, nem tudo é tão fácil como parece e os desafios podem ser amargos. O confeiteiro contou o que é mais desafiador na cozinha. “No caso da confeitaria, o desafio é, com certeza, transformar o sonho, a vontade do cliente, em forma de açúcar: esculpir, pintar, modelar…em cada bolo um desafio diferente”, destaca.

foto ZERO | produção ANNY OLLYVER e VIVI LIMA

Por fim, Cleverson frisou sua felicidade em participar da Batalha dos Confeiteiros, que não só mudou sua carreira, mas também levou o nome de sua cidade e da Alta Paulista para uma das maiores emissoras da televisão brasileira. “Participei de uma competição incrível com os 16 melhores confeiteiros do Brasil, sou grato simplesmente pelo fato de mostrar meu talento e, o mais importante, colocar em destaque a região de onde venho. É a melhor experiência conviver com pessoas em grupo, desafiando os limites de cada um, as vontades e os sonhos”.

 

SOBRE A BATALHA DOS CONFEITEIROS
No reality show culinário, 16 participantes buscam agradar o paladar do apresentador e de seus convidados. Além disso, precisam mostrar criatividade e ousadia na elaboração de bolos dos mais variados tipos.

A Batalha dos Confeiteiros Brasil é um reality show produzido pela Endemol Shine Brasil e exibido pela TV Record, em parceria com a Discovery Home & Health. O programa é a versão brasileira de Next Great Baker, exibido pelo canal americano TLC. Ambos os reality são apresentados e produzidos por Buddy Valastro, o Cake Boss, famoso confeiteiro americano.

Na competição, os participantes de diferentes regiões do país disputam a oportunidade de trabalhar com Buddy em uma filial de sua loja, a Carlo’s Bakery, no Brasil. No decorrer do programa, os competidores passam por uma série de desafios sob o olhar atento do apresentador e dos jurados convidados.

Drieli Biazom
Drieli Biazom

JORNALISTA

Ainda não há comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

vox@gimpacto.com.br - 18 3522 1199 - Rua Euclides da Cunha, 4 - Centro, Adamantina - SP – CEP 17800-000

Você está navegando offline