Das Forças Armadas às academias

Se você já está pensando em melhorar sua condição física uma boa sugestão é a prática do MMT (Mixed Modalities Training) ou em bom português, treinamento de modalidades mistas. A técnica, desenvolvida nos Estados Unidos, ganha cada vez mais adeptos em Adamantina.

Este treino, que mescla técnicas de levantamento de peso, ginástica olímpica e atletismo, foi desenvolvido para melhorar o condicionamento físico de ginastas. O resultado foi tão bom que as Forças Armadas dos Estados Unidos incorporaram a técnica na formação dos soldados. E, a partir dos anos 2.000, a atividade se expandiu para o público em geral.

CrossHard Pioneira em Adamantina, a academia CrossHard oferece também outras três modalidades desde 2.016 – musculação, funcional e o Jiu Jitsu. “Além do ambiente aberto e natural, o diferencial é a utilização da musculação e do funcional como base inicial para a prática do MMT, proporcionando fortalecimento muscular e condicionamento físico, o que previne possíveis lesões”, pontuam Hebert Bufon e Luiz Gustavo, sócios proprietários da CrossHard. Al. Francisco José de Azevedo, 1249 (18) 9.9660-3330

O educador físico, Rafael Gomes Inácio, explica que esta modalidade tem como base o peso do próprio corpo. Como são exercícios livres, a boa execução depende da postura correta. Eles reproduzem movimentos cotidianos, como agachar, deitar e erguer objetos.
“O MMT consiste em desenvolver no praticante condicionamento físico geral com movimentos funcionais, constantemente variados e de alta intensidade, de acordo com capacidade física de cada um. São movimentos oriundos de várias modalidades de treinamento como: Levantamento de Peso Olímpico, Ginástica Olímpica, Powerlifting, Calistenia, Strongman, Atletismo, Ciclismo, entre outros”, explica o treinador.

Cuidar bem do corpo gera resultados fantásticos para saúde e beleza. Em busca deste ideal de vida saudável, centenas de adamantinenses lotam diariamente academias e parques da cidade. Porém, um treinamento vem se destacando e ganha cada vez mais adeptos – o treinamento de modalidades mistas. Conheça mais sobre a técnica que é utilizada até na formação dos soldados das Forças Armadas dos Estados Unidos.

Cross Vip “Desde outubro de 2.016, o Espaço Vip oferece essa modalidade, juntamente com a ampliação da academia. O nosso diferencial são as nossas instalações, pois nosso ambiente é climatizado, bem como, nossos professores que não medem esforços e montam diferentes wods diários [Work Out of the Day ou treino do dia]”, diz Marina Jacinto. Rua Sebastião Rombaldi, 121 (18) 3522-9132
Segundo ele, o treinamento desenvolve 10 capacidades físicas: força, resistência cardiorrespiratória e muscular, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, precisão, equilíbrio e potência. “Estas capacidades trabalhadas em sua essência dão um ótimo grau de saúde e condicionamento físico para quaisquer outras atividades”, afirma Rafael.

A Fisioterapeuta e professora de Educação Física, Marina Emed Jacinto Micheloni, destaca que qualquer pessoa pode praticar a modalidade, desde que seja acompanhada por um profissional e respeite seus limites. “Toda pessoa pode praticar, os exercícios são adaptáveis a qualquer tipo de pessoa, nível de condicionamento e até para grávidas, idosos e crianças”.


Ela explica ainda que no treinamento, além do próprio corpo – considerado o principal equipamento da modalidade –, são utilizadas barras e anilhas olímpicas, kettlebells, cordas, argolas, pneus, bolas, elásticos, entre outros aparelhos. “O motivo pelo qual essa modalidade vem sendo sucesso é a garantia de um treino completo, desafiador, eficiente e diferenciado”, diz.

“Toda pessoa pode praticar, os exercícios são adaptáveis a qualquer tipo de pessoa, nível de condicionamento e até para grávidas, idosos e crianças”.

Rafael comenta ainda que o aumento da procura também está associado ao resultado rápido e variedade das aulas, já que não há rotina neste treinamento. “O aluno não enjoa e sempre tem um treino que o faz se desafiar ainda mais e atingir um grau muito bom de superação. Buscamos alcançar nosso limite, e não ultrapassa-lo!”, enfatiza.

 

 

VOX
VOX

Ainda não há comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

vox@gimpacto.com.br - 18 3522 1199 - Rua Euclides da Cunha, 4 - Centro, Adamantina - SP – CEP 17800-000