Robalo recheado com farofa

A VOX traz nesta edição um cozinheiro de mão cheia, famoso entre os amigos que gostam de uma boa comida. Gustavo Andrade Lucianetti, o popular Bocão, recepcionou nossa equipe para degustar um Robalo Recheado com farofa de camarão, palmito e champignon.

Na família de Lucianetti praticamente todos gostam de cozinhar, mas ele revela que quem mais o influenciou foi sua avó paterna, Luiza, uma típica italiana que adora reunir os entes queridos em volta de uma mesa.

Ele se recorda que aos 5 anos de idade chorou quando não conseguiu fritar um ovo. “Foi uma decepção, mas ali nascia minha paixão pela cozinha”, revela.
Lucianetti cozinha praticamente todos os dias. Costuma reunir muita gente para comer e os pratos salgados são seus preferidos. O segredo? Para ele: conhecer uma gama de sabores e ter noções essenciais de física e química, obrigações de todos que querem cozinhar com maior excelência. “Precisamos saber a temperatura certa, o tempo de uma fritura, do cozinhar ou assar, a mistura dos sabores tem que ter uma coerência de combinações de ingredientes e temperos, um equilíbrio químico entre acidez, doce, salgado, entre outros, temperaturas e temperos, onde os elementos se transformam de uma simples mistura para uma ótima experiência gastronômica”.

 

Anote aí os ingredientes e o passo a passo:

Um robalo (peixe de água salgada) – 5kg
dá para 15 pessoas.

1kg de camarão médio descascado
(irá reduzir de tamanho na cocção)
1 cabeça de alho
Pimenta do Reino a gosto
Sal a gosto
1 cebola
1 Barra de manteiga
200 g de champignon
500g de palmito
2 limões siciliano
700g de farinha de mandioca

Retire toda a escama do peixe e faça cortes transversais onde irá ser absorvido o tempero. Esprema os limões por dentro e por fora do peixe, passe um pouco de sal e pimenta do reino e em cada corte feito colocar fatias de manteiga para manter o tempero e a suculência do peixe. Leve ao forno por 30 minutos em temperatura de 220°C.

 

 

Antes de levar ao forno faça a farofa.
Para fazer a farofa pique o alho e a cebola e refogue com manteiga, adicione o camarão, o champignon e o palmito, mexa bastante, aí então adicione sal e pimenta. Mecha mais, e depois adicione a farinha até que ela absorva o sabor dos ingredientes, depois recheie o peixe e costure para que a farofa permaneça por dentro.

*Todo o processo com o peixe (tirar as escamas e fazer os cortes) devem ser feitos antes de recheá-lo

Sem comentários

Responder

Seu email não ficará visível.

vox@gimpacto.com.br - 18 3522 1199 - Rua Euclides da Cunha, 4 - Centro, Adamantina - SP – CEP 17800-000